Sintra reforça apoio à cultura e inclusão social
Município investe na cultura como ferramenta de inclusão, beneficiando teatros locais e grupos vulneráveis.
A Câmara Municipal de Sintra aprovou um conjunto de apoios a companhias de teatro locais, reafirmando o seu compromisso com o desenvolvimento cultural do concelho. Em reunião do executivo, foi decidida a cedência do Auditório Acácio Barreiros, no Centro Cultural Olga Cadaval, ao Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural e à Companhia de Teatro Musgo, para a realização de espetáculos e ensaios.
Além disso, foi estabelecido um protocolo de colaboração com a Musgo Amarelo Associação, no valor de 105 mil euros, destinado à implementação do projeto “Sintra Uma Cultura Com Todos”. Esta iniciativa aposta na inclusão social de grupos vulneráveis, como seniores, jovens, a comunidade cigana e pessoas com deficiência, através de atividades culturais e artísticas.
Para o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, apoiar projetos desta natureza é fundamental: “É de extrema importância num concelho caracterizado pela sua grande diversidade cultural, sendo essencial para que a cultura se afirme como um verdadeiro instrumento de coesão e união entre todos os membros da nossa comunidade”.
O projeto “Sintra Uma Cultura Com Todos” integra a estratégia municipal de inclusão e resulta de uma candidatura ao programa Lisboa 2030 – Inclusão pela Cultura, financiado pelo Portugal 2030. A autarquia reafirma o compromisso de continuar a apoiar iniciativas culturais que promovam o desenvolvimento e a integração social no concelho.